Quer receber um contato de uma especialista em saúde corporativa? Agende uma visita.

Ergonomia

Sua empresa sempre atuando de acordo com as principais normas estabelecidas pelo ministério do trabalho.
Ergonomia central

O que é?

Na Ergonomia, realizamos um estudo detalhado dos postos de trabalho visando identificar fatores de riscos e/ ou desconfortos gerados durante a jornada de trabalho. A análise denominada de AET – Análise Ergonômica do Trabalho, permite adequar as condições de trabalho dos colaboradores às suas características fisiológicas, proporcionando o máximo de conforto, segurança e produtividade para a sua empresa. Nela são avaliadas as condições organizacionais do trabalho, as condições ambientais, como por exemplo, luminosidade, postura, dimensionamento dos equipamentos e mobiliários, dentre outros. A análise cumpre uma exigência do ministério do trabalho, especificamente a norma regulamentadora 17 (NR 17). Medindo o risco ergonômico envolvido em cada atividade de cada função e sugerindo melhorias.

Conheça os principais benefícios para sua empresa e seus colaboradores:

Colaboradores mais satisfeitos.
Maior disponibilidade e produtividade.
Equipe mais saudável.
Menores índices de dores e desconfortos.
Amparo legal.
A empresa se mantém respaldada legalmente.

Dúvidas frequentes

01. O que é a NR-17?
Norma Regulamentadora que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
02. A aplicação da NR-17 é obrigatória?
Sim, ela é obrigatória independente do porte e do número de colaboradores na empresa. A fiscalização tende a aumentar, uma vez que as condições de exposição dos trabalhadores a fatores de possível adoecimento e acidente, devem ser informadas no eSocial, novo sistema de comunicação digital entre as empresas e o governo. Sendo assim, sua empresa fica legalmente amparada.
03. É preciso refazer a análise todos os anos?
Não é necessário refazê-la todos os anos, como outros programas da medicina do trabalho. Pode ser que seja preciso somente algumas adequações. Isto no caso de ser acrescentada alguma função, maquinário ou ambientes novos, ou seja, no caso de mudanças no layout da empresa. Neste caso é feito um adendo à AET.
04. Quais profissionais estão aptos a elaborar uma AET?
A AET deve ser elaborada por profissionais especializados em ergonomia, podendo ser médico do trabalho, fisioterapeuta, educador físico, enfim, profissionais com profundo conhecimento em ergonomia.
05. Como é feita uma AET?
Por meio de fotos, vídeos e check lists específicos, levantamos todas as necessidades de ajustes para a sua empresa. Em visita apresentamos o documento, na qual orientamos os passos seguintes e sanamos todas as possíveis dúvidas.

Vamos agendar uma reunião?