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A importância da comunicação no ambiente de trabalho

A importância da comunicação no ambiente de trabalho

A comunicação é uma ferramenta crucial em todos os aspectos, não importa qual ramo ou segmento de uma empresa, se a comunicação não vai bem, a dinâmica da empresa acaba sendo comprometida. Uma boa comunicação no ambiente de trabalho contribui na hora de expor ideias, esclarecer estratégias, entre outros. Podemos citar algumas ferramentas de implantação a boa comunicação de uma empresa.

  • USE O CANAL MAIS ADEQUADO

Seja por e-mail, telefone, chat interno ou rede social, você deve sempre pensar qual meio de comunicação é mais adequado para discutir determinados assuntos. Se você precisa registrar algum acontecimento, opte pelo e-mail. Se for dar uma informação que não seja formal use o chat ou rede social, esse é o caminho.

  • PASSE FEEDBAKS

Quando a comunicação no ambiente de trabalho é valorizada em uma empresa, o feedback passa a ser uma ferramenta fundamental. Faz parte das atividades do líder oferecer feedbacks assertivos e constantes à equipe. Esse retorno permite corrigir falhas e melhorar processos, além reconhecer e valorizar o trabalho bem executado por cada um deles.

  • SEJA UM BOM OUVINTE

Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Olhe no olho da pessoa que fala com você, mostre que você está dedicando a sua atenção para ela. Assim, você cria vínculos e passa segurança, valorizando o seu interlocutor. Com certeza, quando for a sua vez de falar, a pessoa estará mais disposta a ouvir a sua mensagem.

  • CONHEÇA O SEU PÚBLICO

Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa. É necessário um contato pessoal em que se estabeleça uma relação de confiança, que possa transmitir as suas expectativas, ansiedades e interesses entre a organização e o seu público interno. O seu nível de linguagem e o seu grau de interesse são itens extremamente relevantes para que ocorra a sintonia entre ambos.

A consequência de uma falha na comunicação pode acarretar em conflitos e desentendimentos no ambiente de trabalho, trazer abalos à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais, além de interferir diretamente no negócio da empresa e nos seus resultados.

Uma comunicação eficaz no meio organizacional pode ser entendida como peça fundamental para transformar e mudar a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas mudar suas ideias, mas não provocar nenhuma atitude, então a ela não atingiu o seu objetivo. Obter êxito nesse processo significa ter colaboradores mais criativos, flexíveis, trabalhando melhor em equipe, proativos e com engajamento muito maior para entregar sempre o melhor trabalho possível. Para isso, o conteúdo deve ser efetivamente absorvido para que as pessoas utilizem corretamente aquilo que lhes foi passado.

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Depoimentos

Miguel Mendes, Bitzen Tecnologia

Equipe do Cartório da 5ª Vara Cível Maringá

Equipe Índio Produtos Ópticos

Neste tempo de adaptação na empresa, eu mudei muito, eu era (e ainda sou) uma pessoa muito estressada e muito ansiosa, então a meditação aliada ao medicamento que eu já faço uso, está ajudando muito, afinal, uma coisa agrega à outra. Estou amando fazer, nos dias que está muito corrido e não dá tempo de participar eu fico triste. Eu realmente estou adorando, indico sempre, faz muito bem, eu aprendi a ter autocontrole isso foi excelente.

Maria dos Anjos, Índio produtos ópticos.
Maria dos Anjos, Índio produtos ópticos.

A parte de meditação, para mim é a parte mais bacana de todas, que eu mais me identifico. Eu gosto muito, inclusive já pratico yoga, então quando tenho aqueles minutos que eu realmente paro para respirar eu vejo essa diferença muito grande, principalmente agora que começou a ser nos períodos da manhã, bem no começo do dia parece que ficou ainda melhor para mim. A parte de meditação mudou realmente a minha atividade dentro da Inttegra.

Rafaela, Zootecnista na empresa Inttegra Instituto de Métricas Agropecuárias.
Rafaela, Zootecnista na empresa Inttegra Instituto de Métricas Agropecuárias.

Eu acredito que apenas por meio de pessoas motivadas e felizes a empresa pode bater suas metas. Por meio da Ginástica Laboral nós criamos uma interação entre as pessoas. A ergonomia nos permite avaliar a postura, o ambiente e a produtividade no local de trabalho. Através da massoterapia a gente obtém um relaxamento que resulta também em um aumento de produtividade. Temos também a meditação coorporativa, porque acreditamos que uma mente saudável e o autoconhecimento, faz com que realmente, as pessoas agucem sua percepção de realidade e sua felicidade. Por todos os motivos citados, as práticas fazem com que a nossa empresa seja uma empresa melhor, com colaboradores mais felizes, até porque a gente acredita que felicidade traz lucro.

Antonio Chaker, Coordenador da Inttegra Instituto de Métricas Agropecuárias
Antonio Chaker, Coordenador da Inttegra Instituto de Métricas Agropecuárias

O Cartório da 5ª Vara Cível de Maringá, já algum tempo firmou uma parceria com a Dinâmica Saúde, para cuidar do bem-estar dos Colaboradores, e os benefícios são visíveis. Pois, através da Ginástica Laboral praticada 2x por semana e a Massoterapia a cada 15 dias, pude constatar a melhora na qualidade de Vida Deles, dores que deixaram de existir e mais produtividade. Percebo claramente, que o clima organizacional é outro após a Ginástica, pois ficam mais alegres, ativos e mais abertos ao diálogo. Super indico a Dinâmica e seus Profissionais. É um investimento que vale muito a pena, pois o retorno é garantido. Qualidade de Vida é tudo, afinal passamos mais tempo no trabalho que em casa, então torná-lo prazeroso é fundamental. Obrigada Dinâmica Saúde, pelo profissionalismo e competência.

Marlene Marquesini Losacco, Cartório da 5ª Vara Cível de Maringá.
Marlene Marquesini Losacco, Cartório da 5ª Vara Cível de Maringá.

Já tínhamos muita satisfação com o trabalho desenvolvido com a Dinâmica, por conta da massoterapia oferecida aos nossos colaboradores. Mas desafiamos a Dinâmica com a proposta de desenvolvimento de um trabalho inovador com a construção de vídeos aula de Meditação corporativa e Ginástica Laboral e eles superaram as nossas expectativas. Só temos a agradecer a parceria e esperamos que nossos laços profissionais sejam duradouros. Já tínhamos muita satisfação com o trabalho desenvolvido com a Dinâmica, por conta da massoterapia oferecida aos nossos colaboradores.

Patrícia Sodré, assessora de gestão de pessoas Sicredi.
Patrícia Sodré, assessora de gestão de pessoas Sicredi.

A presença da Dinâmica Saúde no Next Coworking é especial! A massagem oferecida tem tudo a ver com a nossa filosofia de trabalho que é proporcionar qualidade de vida e bem-estar para os moradores, clientes e parceiros. Gratidão pela dedicação de vocês e que esta parceria se fortaleça a cada dia. A família Next Coworking recomenda a Dinâmica Saúde para o seu negócio, paraa sua empresa, para os seus eventos.

Daniele Mendes, sócia proprietária do Next Coworking Maringá.
Daniele Mendes, sócia proprietária do Next Coworking Maringá.