A importância do alongamento

Alongamento são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. Nele ocorre um estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
E qual o principal efeito do alongamento?
O principal efeito do alongamento é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Ou seja, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Quando devo me alongar?
Os alongamentos podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora. Sempre que sentir vontade, ou quando o seu corpo “pedir”. Nessa hora aproveite e dê uma esticada, uma espreguiçada. Uma vez que o alongamento relaxa o corpo e a mente. No trabalho, no carro, assistindo TV, como a atividade física principal, enfim, a qualquer hora. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, assim como os animais. Observe um gato, um cachorro, veja o quanto eles se alongam ao acordar. No final do dia o alongamento é um grande aliado para aliviar as tensões acumuladas durante o dia, depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo. Devemos sempre lembrar de nos alongar antes e depois de atividades físicas. Para aquecer e preparar o corpo para o exercício e também prevenir lesões.
Efeitos do alongamento
– Reduz as tensões musculares
– Relaxa corpo e mente
– Melhora a coordenação
– Preveni lesões
– Melhora o desempenho nos esportes
– Desenvolve a consciência corporal
– Ativa a circulação
– Ajuda no aquecimento
– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais
Alongue-se e tenha uma vida saudável!
A prática regular de alongamento faz com que você suporte melhor as tensões do dia-dia. E se você é um atleta ou praticante frequente de atividade física, o alongamento irá prevenir o desenvolvimento de lesões musculares.
A falta do alongamento provoca perda da flexibilidade o que ocasiona dores, por exemplo, a dor lombar geralmente acontece por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca.
Portanto, independente da sua idade e do seu condicionamento físico, faça alongamento diariamente. Além de prazeroso, ele é preventivo. Para uma vida saudável e feliz!
Uma Gentileza, Patrícia Fernandes – Educadora Física
CREF: 015767-G/PR










1 Comentário
Natalia Tiemi
6 de agosto de 2019 às 14:24Adorei!